sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Devocional De hoje em diante Eu paro de me sentir com medo



Dia 05

Oi meninas, tudo bem com vocês? Como estão passando? Infelizmente por motivos de força maior nosso post teve que sair hoje, na sexta-feira, mas não podia deixar de honrar meu compromisso com vocês. E aí, o que estão achando do nosso devocional? Bom, chegamos hoje ao fim da nossa série, mas eu espero de verdade que vocês tenham sido muitíssimos abençoadas e que haja frutos no futuro desse nosso estudo. 

Para os recém chegados, nossos posts têm sido uma série de devocionais que estavam sendo postados uma vez por semana, nos dias de sempre de nossas postagens, (às quintas-feiras). Intitulada "de hoje em diante..." Essa temática geral era seguida por outros subtemas apontados, nos quais foram abordados conselhos com o foco e compromisso de aderirmos em nossa vida cotidiana. 

Então, se você não viu os devocionais anteriores, já vou deixar no final desse post todos os links pra você ir lá atualizar, certo? Então simbora lá.

 A maioria das pessoas luta contra um ou mais medos em sua vida. Quando pequenos, temos medo de ficar longe da presença dos pais, por exemplo, e à medida que crescemos vamos aos poucos adquirindo outros medos. Eles têm profundo impacto, possuindo a capacidade de nos paralisar, fazendo-nos recuar e viver aquém do que poderíamos. Basicamente, as pessoas tem um desses cinco tipos de medo (ou todos) presentes em suas vidas: de perder algo ou alguém que consideramos importante; medo de perder o controle da nossa vida; medo de fracassar; medo da rejeição e medo daquilo que desconhecemos. 

O medo é um sentimento natural do ser humano. O grande problema está a partir daí: no que fazemos diante do medo.

Você tem sentido medo? Tem deixado o medo te paralisar ou tem aproveitado esse medo para crescer? Gostaria de conversar com você hoje sobre como usar o medo para aprender, crescer, depender mais de Deus e glorificar mais a Ele.

Vamos lá?

Ter medo não é errado

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.”

Salmos 56:3

É extremamente comum sentirmos medo e, infelizmente também é comum acharmos que é errado sentirmos medo. O medo é uma simples reação de nossa mente e de nossos pensamentos. É normal sentirmos medo de algo.

Porém, precisamos utilizar o medo para glorificar a Deus! Como? Utilize desse medo para depender ainda mais do Senhor. O momento em que sentimos medo é o momento perfeito para olharmos para nós mesmos e percebermos o quão pequenos somos.

Quando notamos que somos frágeis e falhos, percebemos que precisamos correr para o Senhor e colocar todas as nossas forças, expectativas, pensamentos, medos, sonhos e desejos nas mãos d’Ele! Daquele que é Soberano sobre todas as coisas.

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.”

Isaías 41:10

Não precisamos temer nem nos preocupar com as coisas que estão acontecendo, pois o Senhor está conosco! É extremamente necessário que nós aprendamos a depender do nosso Deus, portanto…

Dependa do Senhor!

“Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas, que eu te ajudo.”

Isaías 41:13

Precisamos aprender a depender do Senhor e, como foi dito antes, o medo é uma ótima forma de aprendermos a depender d’Ele! O medo nos mostra quem realmente somos e em quem realmente podemos confiar. A atitude certa é confiar no Senhor!

Quando não dependemos do Senhor, nosso medo toma conta de nós mesmos e ficamos paralisados, acreditando nas mentiras que satanás conta a nós!

Portanto, não deixe que o medo te jogue para baixo, mas use disso para glorificar a Deus! A insegurança não pode nos afastar do propósito de Deus para nossas vidas! Que Deus te abençoe.

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Provérbios 3:5-6

Como já disse, não é errado termos momentos de medo, mas não se conforme em viver constantemente com esse sentimento dominando você, pois quando nascemos de novo na conversão, recebemos o Espírito Santo e Ele não nos traz medo, mas poder, amor e equilíbrio. O medo, portanto, é a fé no “e se” – as coisas derem erradas, se algo de ruim acontecer, etc.

O medo revela duas coisas importantes sobre nós: [1] as coisas que você mais valoriza – pense naquilo que mais tem medo de perder. Essas são as coisas que você mais valoriza. [2] onde você menos confia em Deus - se existe uma preocupação exagerada a respeito de nosso casamento, ou dos filhos, ou sobre as finanças, é como se disséssemos que Deus não é bom o suficiente para cuidar de nós nessas áreas. Então, como podemos vencer o medo? 

1. Reconhecendo-o e Enfrentando-o

Quando reconhecemos o medo que temos, encarando-o de frente. O primeiro passo é a honestidade conosco e com Deus, apontando o que precisa ser mudado, ou em qual área não confiamos o suficiente em Deus. O segundo passo é buscar a Deus até que o medo tenha ido embora. Há uma promessa feita pelo Senhor no Salmo 34.4: se buscamos ao Senhor, Ele mesmo vai tirar os medos de nosso coração. Não desista! Busque a Deus de tal maneira que entre você e o medo esteja Jesus. De hoje em diante, viva uma nova vida - ela pode começar agora mesmo, se você entregar sua vida a Jesus. Vamos?

 Reflita e medite nesses versículos a seguir

No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

1 João 4:18 NVI https://bible.com/bible/129/1jn.4.18.NVI

 Busquei o Senhor , e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
Salmos 34:4 NVI
https://bible.com/bible/129/psa.34.4.NVI


Links dos devocionais anteriores

Dia 01 Devocional 05 dias: De hoje em diante.. Por que uma vida começa agora   https://www.princesacrista21.com.br/2020/07/de-hoje-em-diante-por-que-uma-nova-vida.html

Dia 02 De hoje em diante eu paro de dar desculpas 

https://www.princesacrista21.com.br/2020/07/de-hoje-em-diante-eu-paro-de-dar.html

Dia 03 De hoje em diante eu paro de murmurar 

https://www.princesacrista21.com.br/2020/07/de-hoje-em-diante-eu-paro-de-murmurar.html

Dia 04 De hoje em diante eu paro de me sentir ofendido 

https://www.princesacrista21.com.br/2020/07/de-hoje-em-diante-eu-paro-de-me-sentir.html



Fiquem com Deus, graça e paz e até a próxima semana se Deus permitir. 

❣️ Sigam nosso Instagram @crista.princesa21 para ficar mais pertinho de nós, lá temos sempre uma palavra de Deus. 

Nenhum comentário: