quinta-feira, 16 de julho de 2020

Por que a pureza começa no coração?


Olá meninas, tudo bem? Bom, como eu sempre digo "se não está bem, continue crendo, pois com Cristo no barco tudo ficará bem. Amém?"
 Agora que passei a trabalhar o dia inteiro, novamente, tem sido um pouco mais apertado pra organizar e preparar os posts, mas para que essa semana vocês não ficasse sem postagem, decidir trazer um texto falando sobre o por que a pureza começa no coração.
Provérbios 4.23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardarguarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."
Guardar o seu coração significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração. Por isso, é muito importante cuidar do coração. Assim como sua vida física depende de ter o coração saudável, sua vida espiritual depende de seus pensamentos, desejos e emoções.
Sabemos que quando se trata de pureza no que tange a sexualidade cristã, todo cristão tem algo a dizer sobre o assunto, seja esse ponto de vista, certo ou errado, liberal ou conservador, amplo ou específico.
A pureza é um elemento vital da nossa caminhada com Deus. 
As meninas cristãs são experts em observar e falar sobre os garotos quando estão em alguma viagem e/ou conferência de jovens, mas quando se trata de fazer escolhas certas, ficar sem culpa diante de Deus, e manter-se pura, humilde e cheia do temor do Senhor — há uma desconexão. Infelizmente!

Pureza não tem haver com um anel de noivado que esteja no seu dedo, te identificando como uma moça séria ou mesmo um compromisso aparentemente santo, embora tudo isso sejam  boas!

Mas, sem manter ativamente nossos eus interiores de acordo com a Palavra de Deus, esses são apenas símbolos e clichês de "boa menina cristã".
Muitas vezes limitamos a discussão da pureza a permanecer puro em relacionamentos, guardando-nos para nossos futuros maridos, esse tipo de coisa; mas a pureza vai muito mais fundo do que apenas relacionamentos românticos. A pureza acontece quando Jesus em nós começa a nos mudar e remover a sujeira nojenta de nossos corações, mentes, almas e espíritos.
Ele nos santifica, o que significa que Ele nos lava em Sua verdade e em Seu sangue curativo.


A pureza física é apenas um começo, mas quando percebemos de quem somos (de Deus), ela muda a maneira como vemos, carregamos, tratamos e representamos nossos corpos. Quando Deus nos fez, Ele nos modelou em homenagem a Si mesmo (Gênesis 1:27). Como cristãos, temos o Espírito Santo do próprio Deus habitando dentro de nós — nossos corpos são Seu templo! 1 Coríntios 6:19-20 nos diz claramente que fomos feitos para glorificar a Deus com tudo o que temos, incluindo nossos corpos físicos.
É possível que alguém seja puro por fora, mas imundo por dentro (Mateus 23:28). Pecados cometidos no segredo silencioso de nossos corações e mentes ainda são pecados para Deus. Ele pode ver cada pensamento que passa por nossas mentes, e cada atitude, desejo, motivo e ideia que entretemos em nossos corações. Quando realmente começamos a acreditar nisso, nós endireitamos nosso ato.
Estamos sendo monitorados sob um novo nível de responsabilidade!
À medida que avaliamos nossas vidas, a pureza total começa a parecer impossível. Mesmo que sejamos puros por fora, ainda temos impureza por dentro. É quase impossível dizer se os motivos por trás de nossas ações são completamente puros. Tentamos viver uma vida pura, mas erramos e falhamos todos os dias. Talvez até tenhamos cometido grandes erros em relação à pureza. Há alguma esperança?
Com Jesus, há sempre esperança.
1 João 1:7 diz: "Mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo o pecado." Há poder no sangue, amigos. Quando nos tornamos cristãos e Jesus entra em nossos corações, somos feitos novos, inteiros, puros! A partir daí, Jesus começa a nos santificar.
Mesmo que os cristãos tenham recebido uma nova natureza, às vezes nossa carne ainda quer viver em seus "dias de glória". Jeremias 17:9 nos diz a dura verdade: "O coração é enganador acima de todas as coisas, e desesperadamente doente; quem pode entendê-lo? Nós não, isso é certo.

Como toda essa impureza foi chegar lá? 

Claro, más influências externas podem alimentar certas vontades, mas Jesus diz em Marcos 7:18-23 que o mal vem de dentro de nossos corações. Nascemos pecaminosos — é por isso que precisamos de Jesus para nos salvar! A pureza ainda pode ser uma luta. Efésios 4:22-23 nos orienta a adiar nossa natureza do pecado. Em um mundo determinado a nos atrair para todo o pecado que tem a oferecer, o Salmo 119:9 nos ensina como permanecer firmemente puros.
Mesmo quando erramos, Jesus está lá para nos lavar.
A história de Jesus lavando os pés de Seus discípulos em João 13:5-11 é simbólica de como Jesus nos lava quando ficamos espiritualmente "sujos". Jesus nos diz que somos limpos por causa dele (quando nos salvamos), mas ainda precisamos que Ele lave nossos pés. À medida que caminhamos pela vida, nossos pés podem ficar sujos, e precisamos do perdão constante de Jesus e limpando sangue dentro e sobre nossas vidas.

A verdadeira pureza não significa que nunca pecamos.


Mas isso significa que estamos limpos por causa do cordeiro perfeito e impecável vivendo em nossos corações — que é Jesus, e Ele está nos lavando todos os dias. Ele está nos santificando e nos tornando puros enquanto caminhamos pela vida com Ele. Podemos ficar sujos às vezes, mas Jesus perdoa se nos arrependermos diante dele. Ele é para nós! Viver de acordo com a Palavra de Deus e ser conduzido a cada passo do caminho pelo Espírito Santo — isso, meus amigos, é a verdadeira pureza.
O que você acha?


1. Quais áreas de impureza (em sua própria vida ou em geral) você descartou como socialmente aceitável ou "ok" porque eles não são geralmente vistos como "ruins"?
2. Como você pode ser puro em corpo, mente, alma e espírito — não apenas em público, mas diante do Senhor?


Espero que essas palavras tenham um efeito edificante na sua vida. Fiquem com Deus, até a próxima. Graça e paz!
Siga-me no Instagram. @crista.princesa21

Nenhum comentário: